terça-feira, 6 de julho de 2021

Construções com gerúndio em dissertações e teses

 

Construções com gerúndio em dissertações e teses

Não quero, neste post, construir aquelas máximas sobre o que deve ou não ser feito em textos acadêmicos. Não proponho um manual ”decoreba” que deve, à risca, e inflexivelmente, ser seguido por pesquisadores.

Chamo a atenção, no entanto, para períodos longos, cujas orações são ”emendadas” por meio de verbos com gerúndio, comumente elaboradas como no exemplo a seguir:

Assim, a cidade vai se favorecendo para carros, como por exemplo, o caso de edifícios privados, onde, muitas vezes, nestes, destinam-se seus primeiros andares para ao servirem serviço de garagem, já que não há uma imposição quanto a isto na legislação, tampouco nem quanto em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes impactando o seu entorno e existindo um benefício individual que prejudica o coletivo.

Sugestão de reescrita:

Assim, a cidade favorece transportes individuais como carros, edifício privados, onde os primeiros andares destinam-se ao serviço de garagem. E não há imposição sobre essas questões na legislação brasileira. Tampouco, em nível municipal, em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes. Isso impacta o entorno e há um benefício individual que prejudica o coletivo*.

* Além da reescrita, eu sugeriria que o autor revesse, no caso do parágrafo supracitado, o conteúdo deste, que está além de minha intervenção, mas, com certeza, pode ser melhorado por ele/ela.

Essas construções são mais comuns na fala. Em textos acadêmicos, elas são malvistas, deixam o período muito carregado e longo. Embora seja complicado falar em objetividade científica, para o caso de textos acadêmicos, eu sugiro a todos os meus clientes que busquem construções mais simples, menos carregadas, especialmente quando eles têm dificuldades para redigir bons períodos longos.

________________________________________________________________________

Solicite orçamento para Revisão de seu Artigo Científico, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.brFacebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a minha página no Facebook!)

https://www.youtube.com/watch?v=dwISvqMSdvE&t=4s

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

Instagram: @criteriorevisao ou @escrevereviver

Ofereço dois tipos de Revisão de Textos (Revisão Ortográfica e Gramatical) e (Revisão Crítica). Além disso, ofereço serviço de Formatação (conferência de normas conforme ABNT, APA, CHICAGO, VANCOUVER ou Manual próprio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A natureza científica dos trabalhos monográficos

 No dizer de Amato (2006, p. 181) a “monografia é o documento resultante de um estudo minucioso que deve esgotar determinado tema específico...